SPFW verão 2013 – primeiro dia

Como hoje não vamos falar só de amor, resolvi postar um resumo rápido de tudo o que aconteceu no SPFW verão 2013 que começou ontem.

Para aqueles que ficam na correria do dia-a-dia mas não querem ficar por fora das novidades da moda, segue resuminho e ponto forte de cada desfile.

Com o tema “A Gente Transforma – Histórias que Contam”, o evento reforça seu compromisso com o processo criativo e destaca a importância de movimentos capazes de transformar realidades.

Vamos começar?

A Animale foi a primeira marca a desfilar. Trocando o dia pela noite, para explorar a África sob um novo olhar, as peças brilharam em formas que mesclavam transparências, fluidez e sensualidade combinadas a outras em shapes mais próximos ao corpo. Detalhes inesperados, como a presença da palha trançada nos ombros, do couro em recorte a laser ou do delicado viés em tricô adornando o vestido de seda bem feminino e os tricôs em ráfia e palha e os vestidos em seda, bem leves e com movimento, são pontos fortes da coleção que traz estampas em animal print inspiradas em foto feitas durante safáris noturnos na África do Sul remetendo às texturas do casco da tartaruga, da pele da zebra e de outros animais da savana em efeitos nada óbvios.

O segundo a desfilar foi Alexandre Herchcovitch (fem) com uma coleção inspirada nos anos 80, cheio de cor, alegria e liberdade. Modelos com cabelos encaracolados dançavam com as músicas do Culture Club sobre scarpins com saltos altíssimos em cores de chiclete.
Macacões, vestidos, tailleurzinhos, camisas e bermudas em tecidos nobres como seda, tafetá e shantung desfilaram na passarela. A proposta de estampa do designer desenvolvida a partir combinação de maxi ou micro xadrezes coloridos, quadriculados multicores, corações estampados sobre peças monocromáticas e jogos de sobreposições que criaram um efeito caleidoscópico ficaram bastante interessantes.

A marca Tufi Duek mostrou uma elegante e sofisticada coleção inspirada na delicadeza, beleza e textura das flores. Com vestidos em tons de rosa e com recortes; dobraduras que lembravam estruturas orgânicas e volumes que remetiam à pétalas e saias evasês lembrando copos-de-leite. Tudo sobreposto a jaquetas e coletes com tecidos extremamente leves.
Nos materiais o trabalho de mesclar o natural ao tecnológico, trazendo para a coleção um cetim estruturado, laise, renda guipire encorpada, jacquard, tafetá de seda, paetês foscos, vazados e muita transparência. Branco, off-white, amarelo elétrico, rosa suave e vivo, vermelho lavado e vibrante, verde claro e musgo, lilás forte e preto eram as cores da coleção.

“Na Noite” foi a música que inspirou o designer FH por Fause Haten em sua coleção que veio com a cantora Paula Lima cantando ao vivo na passarela, o estilista mostrou uma coleção enxuta e exuberante repleta de vestidos de noites.
A ideia inicial de Fause foi misturar numa única imagem algo da África, referências do século XIX e técnicas de viés que utilizavam tecidos nobres como seda, tafetá e renda ao lado de bordados de pérolas douradas e prateadas.
Destacaram os vestidos longos em franjas com dorsos acinturados e outros em corseletes e rendas, bem curtos, trazendo bordados nos ombros.

A Triton fechou o dia com uma viajem para algum lugar do Japão, talvez Tóquio, e coleção ficou urbana e gráfica. Bem jovem e contemporâneo.
As roupas em estampas de rabiscos futuristas remetendo à arquitetura, em shapes rígidos e coordenadas entre si, lembrando pijamas, aparecem ao lado de outras mais delicadas, como casacos com sainhas cheias de movimento.
Destaque também para as peças criadas a partir do desdobramento do quimono e do obi (o cinto das vestes tradicionais orientais) e revisitadas de forma delicada, com recortes e em cores harmônicas como rosa, pink, vermelho e pele. As pulseiras foram um dos destaques.

No geral do primeiro dia, a beleza que mais chamou a atenção na passarela foi o batom vermelho (Tufi Duek) e o topete (Triton).

Aamanhã tem mais…

Fonte: GNT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *