Inspiração colorida: Yayoi Kusama

 

The Obliteration Room, instalação da artista plástica Yayoi Kusama foi iniciada no mês de dezembro na galeria de arte de Brisbaine, na Austrália. A obra foi inicialmente pensada com um cenário todo branco e em poucos dias  o que era um cenário frio se transformou em um show de cores! 
Ao longo de duas semanas quem fosse a exposição recebia diversos adesivos de pontos coloridos para “colar” no ambiente e coletivamente transformar a arte.


Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas plásticas do Japão e da atualidade. Começou sua carreira ao lado de Andy Warhol, foi ícone da liberação sexual, militante contra a guerra do Vietnã e até estilista de vanguarda.
Ela se define como uma artista obsessiva, o que é facilmente observado em seus trabalhos pela paranóia por pontos (sua marca registrada), pela repetição, o acúmulo, um padrão, o caótico.  Suas obras sofrem influências de movimentos de arte como o expressionismo abstrato e o pop art.
Sua maior inspiração é a loucura. Todos seus trabalhos são baseados nas alucinações que ela sofria quando criança. Retratar isso foi a forma que ela encontrou para mostrar aos outros as coisas que só ela via.


Kusama já assinou também colaborações com grandes nomes da indústria da moda como Louis VuittonLancômeAudi entre outros.
Desde 1977 vivendo num hospital psiquiátrico de Tóquio, por escolha própria, a artista de 82 anos continua a produzir e pinta todos os dias.


Abaixo, outros trabalhos da artista:

 

Yayoi Kusama em mais um de seus trabalhos



Fiquei apaixonada pelos trabalhos dessa artista! O impacto que eles causam é impressionante e inspirador!
E vocês, o que acharam?




via e via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *