Consultoria de Estilo – A Fernanda e os nossos corações (etapas 3, 4 e 5)

(*Post originalmente publicado no portal www.geracaomae.com.br. Acompanhem as próximas etapas que replicaremos aqui!)

Na medida em que vamos nos aproximando do final do trabalho com uma cliente temos um misto de sensações. Por um lado, o coração fica cheio porque percebemos a maneira como cada uma delas, no seu próprio tempo, vai se apoderando dos nossos ensinamentos e tornando-se tomadora de conta do próprio vestir. Na contramão disso, começamos a sentir saudades antecipadas dos momentos de troca, super-íntimos, que temos com cada uma delas pra tratar do guarda-roupa.

Estamos caminhando para a última etapa da consultoria de estilo da Fernanda e já começa a dar esse frio na barriga! Ao longo dos últimos meses fomos pavimentando esse caminho, vê só: começamos com conversas longas, exercícios práticos e muita troca de olhar para entendermos quem ela é, a vida que leva e o que estava buscando nessa consultoria de estilo. Também contamos a nossa história e a nossa experiência, até a Fer se sentir tranquila e com liberdade suficiente para irmos adiante.

Allmaria - Consultoria de Estilo
experiência de lojas é guiada também pela cartela de cores da cliente

Passamos para a segunda etapa, com as análises técnicas (aqui nesse post, lembram?) que nos ajudaram a ter elementos não-subjetivos sobre a silhueta e melhor cartela de cores para ela e fomos guiadas pelos guarda-roupa que a Fernanda construiu ao longo da vida. Essa etapa é linda porque é ali que a gente vai recebendo as peças que nos ajudam a entender as escolhas que ela fez, o que ela preza e que valores ela associa com a roupa. E toda cliente é nova e ensina alguma coisa, sempre!

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tradução em conceitos & imagens: tudo feito de forma super personalizada

A partir daí, tivemos uma etapa interna de trabalho da Allmaria que é traduzir quem a Fernanda é e como ela quer se sentir na frente do espelho para um plano de ação prático. Nessa fase a gente constrói uma “identidade visual” pra cliente: é como construir uma marca que comunica pro mundo o que você quer e quem você é, respeitando os seus valores internos. Nessa fase recuperamos tudo que anotamos, fotografamos e recebemos da Fernanda pra apresentar para ela uma identidade (conceitual & ilustrada) super-exclusiva, palpável, possível de executar, com beleza e sem forçar nenhuma barra, dentro do que ela reconhece como estilo e considerando a importância que a roupa tem pra ela.

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desapego sem medo, é libertação

Partimos para a tão temida sessão de desapego. Não teve sofrimento e nem imposição. Quando apresentamos pra Fer a identidade visual proposta e o caminho a ser seguido ela se reconheceu naquele plano e aí não tem tirania! Pode perguntar! 🙂

Não é programa de televisão (!) e a gente não desperdiça a história que aquelas roupas já contam sobre a Fernanda. Quando terminamos o desapego e organização das peças já tínhamos identificado (j.u.n.t.a.s) o que estava faltando e poderia fazer o guarda-roupa dela melhorar pra garantir satisfação. Saímos dessa etapa com uma lista de peças para testar e sentir, no provador.

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tem as peças que vão para ajuste…

 

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…e as peças que vão para uma caixa (ou gaveta) de boas lembranças!

No nosso último encontro fizemos a experiência de lojas. Sim, é a etapa em que as clientes adquirem peças estratégicas para melhorar o uso do que se tem e garantir autoestima elevada e satisfação no espelho, mas a gente acredita (e tenta transmitir pras clientes) que é mais uma oportunidade de aprender a comprar e experimentar novidades nos provadores do que uma corrida maluca por ofertas devastadoras de orçamento! Falamos sobre cores, caimento, corte, mensagem, acabamento das peças, orientamos ajustes e justificamos a escolha de cada um dos itens que separamos para a Fernanda provar.

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experiência de loja é sentir, tocar, vestir, se ver no espelho – e tudo com assessoria!

Também é comum as clientes ficarem um pouco aflitas na véspera da sessão de lojas porque (de novo eles, os programas de televisão!!!) elas imaginam que vamos propor listas milionárias e que as vendedoras vão acabar com a nossa paz! Nada disso acontece e, no final, a cliente é que decide o que vai pra casa agora e o que fica pra depois. A partir dessa experiência – invariavelmente – as nossas clientes passam a ter um outro relacionamento com a compra e se sentem mais seguras para escolher no futuro, com qualidade e coerência. Pode acreditar, é o fim da sensação “não sei porque comprei essa m%$d@”!

Na nossa próxima sessão, na casa da Fernanda, a gente monta os looks, coordenando as peças que foram preservadas com as peças novas, propondo mais formas de usar aquilo que já se tem (roupa, acessório, cabelo e maquiagem!), avançando no caminho do estilo-pessoal-individual: tudo pensado e executado pra ela se reconhecer naquilo que veste, sem padrões.

E aí, Fer, a gente já tá sentindo o tal coração misto: você é passarinho livre e vai voar alto!

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o nosso time: Vania, Fer, Tati (na loja!) e Ana (nas internas e no comando desse post!) <3

Costuma ser assim: as clientes ficam independentes e contam com a nossa ajuda até a máquina engrenar, depois elas decolam sozinhas e a gente volta a se encontrar pra bater papo, tomar um café, comemorar conquistas, trocar dicas – e de novo, olhares. A diferença é que nesses encontros do futuro, normalmente ela se arrumou sem sofrer e chega com sorrisão estampado, vestida de si, naturalmente.

1 comentário em “Consultoria de Estilo – A Fernanda e os nossos corações (etapas 3, 4 e 5)”

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