O passo a passo de uma Consultoria de Estilo

consultoria de estilo

Toda semana (eu tento gente! rs) tô aqui com post novo pra dar dicas de estilo de maneira real e fácil de colocar em prática, pra falar dos bastidores do meu trabalho de consultoria e você ai do outro lado deve se perguntar como esse trabalho funciona de fato, se compensa, se é caro…

O trabalho de uma consultora de estilo não é apenas sair comprando enlouquecidamente com a cliente roupas da moda, nem pegar um monte de peças e criar o look dos sonhos. É muito mais profundo que isso e muito mais sério também. Tem a ver com autoestima, autoconhecimento, empoderamento e é bem mais do que um recurso supérfluo para celebridades e pessoas que se importam demais com a aparência. O meu trabalho é voltado para pessoas reais: gente que trabalha e tem a vida super corrida, que ainda de alguma maneira não se encontrou, que tem filhos e não rola ficar correndo pra lá e pra cá em cima de um mega salto ou com aquela roupa super cara de um tecido de manutenção super complicado, que viaja muito e não tem tempo pra nada, que passou por uma transformação física e/ou psicológica e precisa adequar a parte interna com a externa… E não, não tem a ver com saber todas as tendências do momento, mas de entender e traduzir as necessidades de uma pessoa real que está ali na sua frente e ter a sensibilidade de interpretar tudo isso de maneira certeira.

etapas da consultoria de estilo

Nesse trabalho o foco é total na cliente – não existe espaço pra impor e/ou colocar o meu gosto pessoal em pauta – pra analisar todos os aspectos da sua aparência: conhecer seu dia a dia, estudar sua personalidade, seu guarda-roupa atual, sua silhueta e proporções, suas cores de pele, olhos e cabelo e seu estilo de vida e tem como objetivo aplicar toooda essa informação em seu guarda-roupa, estilo e vida, como num treinamento. É um trabalho intenso, que leva tempo e que depende muito da vontade e do envolvimento de cada cliente.

“Quando você mexe na aparência, muda a percepção que o mundo tem de você.” Ilana Berenholc

Mas Vânia, é caro? Vamos lá. Pagar uma nota numa blusa e deixa-la encalhar no fundo da gaveta. Escancarar todas as portas do armário e não gostar de nada. Comprar, comprar e sempre achar que não tem o que vestir. Quem é que nunca se viu em situações assim? Agora me fala, o que compensa mais: gastar horrores comprando errado ou investir esse dinheiro em um profissional que te ajude a enxergar e comprar de maneira certeira, de acordo com seu estilo, dia a dia e orçamento? O aprendizado vai além de montar bons looks. O cliente aprende sobre custo x benefício de cada peça, aprende truques de estilo, conhece mais sobre si mesmo, seu corpo e o que cai bem no seu tipo físico, versatiliza roupas que já estão no seu armário e principalmente, economiza dinheiro para as próximas compras, pois a necessidade de sair comprando feito louca tudo o que é tendência diminui, já que o conhecimento sobre o próprio corpo e estilo aumentam. O resultado, além da economia de dinheiro e de tempo, é autoestima de sobra e muitos sorrisos quando se olha no espelho!

Confesso que lidar com gente não é fácil, mas é tão recompensador poder ver a carinha de cada cliente com aquele semblante de felicidade e de descoberta sobre si própria. É mágico!

Sempre acreditei (desde a época da faculdade de design de moda) que a moda deveria ser para todo mundo, pé no chão, vida real. Ninguém tem a vida de uma modelo de passarela ou da revista de moda, nem da atriz da novela. A vida é essa que a gente vive agora e saber captar e interpretar tudo isso de maneira que faça sentido pra vida de cada cliente que faz esse trabalho ser tão importante e engrandecedor. Sobre meu trabalho de fazer pessoas se redescobrirem? Sou só amor! <3

E foi pensando nisso que resolvi fazer uma série de posts explicando cada etapa da Consultora de Estilo Pessoal e meu método de trabalho. Serão duas semanas e cada uma com três posts sobre esse tema, com passo a passo e tudo bem detalhado, pra não restar dúvidas mesmo!

Então cola aqui porque o próximo post é nessa quarta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *